© 2014 by X-PC Soluções

Provedor de Internet Fibra Óptica e via rádio - Garopaba | Imbituba | Paulo Lopes | Praia da Pinheira | Praia Guarda do Embaú | Praia do Rosa

ENTENDA SUA VELOCIDADE

 

 

O teste é feito para verificar se você está recebendo a velocidade contratada. No entanto, para que obtenha o resultado real, é necessário que seja efetuado corretamente.

 

Lembre-se que o resultado do teste, será sempre, a quantia de banda disponível que você ainda tem para usar. Ou seja, se contratou um plano de 2 mega, e no momento do teste está usando 1,5 mega de download, o resultado do teste, será aproximadamente, 0.5 mega, ou 512kbps ( meio mega ).

 

Outro fator relevante é não efetuar o teste através da conexão wireless. Os roteadores, e os dispositivos secundários, em muitos casos, podem não transmitir a mesma velocidade recebida através da rede do provedor ( Até a antena ). Além disso, há muitas outros fatores que podem levar a perda de pacotes, quedas e lentidão provenientes da rede interna , obtidos de falhas de equipamentos de propriedade do cliente.

 

Dessa forma, as operadoras não podem se responsabilizar por qualquer equipamento que não seja de sua propriedade. Caso você tenha dúvidas sobre seus dispositivos, pode estar entrando em contato com nosso suporte, ou mesmo contactar os fabricantes.

 

Equipamentos secundários, ocasionar a perda de até 50% da velocidade de conexão. Fique atento.

 

Imagine, que quanto mais distante do seu roteador você está, menos sinal vai ter e assim por conseqüência, menos velocidade. Assim, como, também, a placa wireless dos equipamentos podem ter menos ou mais potencia do que outros.

 

Caso queira saber mais sobre como funciona a rede wireless, CLIQUE AQUI.

Se possuir alguma dúvida sobre rede interna, CLIQUE AQUI.

 

Agora que já sabe um pouco sobre a  wireless, vamos ao teste.

 

 

 

1° Caso possua roteador: Retire do roteador o cabo Lan que está vindo da fonte preta e, e conecte o cabo diretamente em seu computador. ( O teste não pode ser efetuado do roteador ).

2° Acesse um ou mais sites de teste de velocidade de sua preferência.

3° Feche todas as abas e navegadores e mantenha aberto somente a página do teste de velocidade.

4° Feche o antivírus, programas de downloads, de torrentes, e todas as atualizações que possam estar consumindo banda.

5° Inicie o teste.

6° Repita o teste mais de uma vez.

7° Verifique se o plano que contratou possui taxa de download e upload e compare com os testes.

Se necessário, transforme as medidas para a unidade de medida do teste ( kbps ou Mega ).

 

Lembre-se que o provedor não se responsabiliza, pela qualidade da conexão através dos equipamentos secundários e de propriedade do cliente. Os equipamento de roteamento e de captação de sinal precisam estar em bom estado para estabelecer conexão estável e de qualidade.

 

Caso envie o teste de velocidade para o nosso suporte, lembre-se que é necessário enviar o print screen de toda a tela, para constarmos que não há nenhum programa aberto, e que o IP, vem do nosso provedor.

 

Ao efetuar os testes verifique, qual é a medida que o medidor está lhe fornecendo, considerando sempre que é byte , equivale a 8 bits. Portanto, é necessário dividir sempre por 8.

 

O bit é a menor medida de tamanho, usado na informática, representado por 1 ou 0. O byte é um conjunto de 8 bits que, uma vez multiplicados por um conjunto de grandezas (Kilo, Mega, Giga e Tera), resultam em um valor 1024vezes maior que a anterior, conforme o esquema abaixo: 

 

1 byte = 8 bits

1 KiloByte = 1024 bytes

1 MegaByte (Mb) = 1024 Kbytes


Dessa forma, a letra “b” minúscula se utiliza para mensurar a velocidade em acessos da internet. Já a letra “B” MAIÚSCULA é empregada para expressar a velocidade de Downloads pela maioria dos navegadores e alguns outros softwares. Sendo assim, para descobrir a velocidade real mostrada por esses aplicativo, basta, multiplicar o resultado por 8 para saber a velocidade na unidade bps.

 

Observe que os medidores de velocidade, exibem a taxa de transferência, geralmente em KB/s (kilobytes por segundo). Ai você repara, que a taxa de velocidade fornecida pelos provedores são dadas em kbtis. Logo, para saber se ambas as medidas são equivalentes, basta, fazer o calculo.  Um exemplo próximo as equivalencias, é o mesmo, que comparar, 5 cm e 2", que na verdade, são a mesma medida, mas em unidades de medida diferentes.

 

Se um byte é igual a oito bits, logo a taxa de transferência terá um valor oito vezes menor. Partindo disso,  quando quiser saber qual será sua taxa real de download, divida por 8.

 

 

 

 

Vamos supor que o plano de internet que você adquiriu foi o de 1 MEGA. Isso quer dizer que você possui um plano de 1 Mbps (um mega bits por segundo) de navegação, com taxa de download de 300kbps, e de upload de 128kbps. Assim sua velocidade máxima de acesso é de 1024 Kbps. Faça o seguinte cálculo: VELOCIDADE CONVERTIDA EM Kbps dividida por 8. Então, neste caso, sua velocidade máxima de download será 300/ 8 = 37,5KBps (trinta e dois Kilo BYTES por segundo). Perceba que à medida está em BYTES. Considerando ainda, que seja um valor aproximado,  sendo que um pouco desta velocidade deve ser deduzida para o fluxo de dados.

 

Observe que medir as taxas de downloads durante a transferência, não é um método eficiente de testes. Geralmente, a velocidade de download oscila de acordo com o arquivo baixado, o servidor, o software usado, assim como outras variáveis. Sendo assim, a sua velocidade de download não depende somente da sua máquina, mas da velocidade dos servidores por onde você está baixando. Por exemplo, se você estiver no Rio de Janeiro, e deseja baixar algo de um site com o provedor nos Estados Unidos, poderá enfrentar problemas na conexão entre os provedores Brasil x Estados Unidos, por simplesmente se tratar de uma rota, com destino internacional.

 

Para realizar um teste mais confiável, recomendamos a execução do Teste de Velocidade do SIMET. É importante se fechar todos os programas, descontinuar qualquer download e atualização, estar conectado direto ao cabo, e repetir o procedimento diferentes vezes para obter resultados mais confiáveis e precisos.